Você é uma daquelas pessoas que muitas vezes sente vontade de dizer não para muitas situações e pessoas, mas não consegue? Que acaba falando sim, mas no fundo está com uma enorme vontade de dizer NÃO?
Sabe aquele dia que você recebe um convite de aniversário, mas não tem a menor vontade de ir? Recebe seus parentes que vão se hospedar nas férias na sua casa mas se você pudesse, diria um NÃO bem grande, ou ainda seu amigo pede um dinheiro emprestado e você não está disposto a emprestar, como você age? É nesse momento que somos testados pela vida, e muitas pessoas acabam cedendo as situações e desagradando a elas mesmas por não conseguirem agir diferente.
Normalmente, isso acontece porque a pessoa tem problemas com sua autoestima e sente uma enorme vontade de agradar a todo mundo para passar de “bonzinho”, por sentir culpa ou pena quando diz um não. Porque no fundo queremos ser aceitos e amados. Você pode achar que a pessoa vai ficar com raiva de você se disser um não, que ela não vai gostar de você ou vai passar a gostar menos, ou você vai se julgar uma pessoa cruel ou ainda fica com pena se sentindo culpado por dizer um não.
É importante que você procure observar o que surge quando quer dizer um não, quais sentimentos estão presentes naquele momento? E existem consequências de não saber dizer “não”?
Existem várias consequências a nível físico e emocional, pois você está fazendo tudo pelos outros e está desagradando a você mesmo, e com isso, acaba sentindo raiva das pessoas, raiva de você mesmo, fugindo das situações, surgem problemas nos relacionamentos, surgem dores pelo corpo. Porque dizer não, está ligado com impor limites e respeito, e muitas vezes se você não fizer isso, as pessoas vão te “abusar”, mesmo exigindo cada vez mais de você. Isso inclui todas as pessoas do seu convívio, familiares, empregados, amigos, colegas de trabalho etc. Porém, se isso estiver acontecendo, é porque de alguma forma você está permitindo, então procure observar.
Uma das perguntas que você pode se fazer para exercitar essa dificuldade, e entre você e o outro, quem você escolhe? Cada “não” que você disser ao outro é um “sim” que está dizendo para você, e não fique enrolando ou dando desculpas, as pessoas vão te respeitar muito mais quando você for sincero com você mesmo porque isso vai demonstrar que sabe impor limites e se ama acima de tudo.
Existem questões emocionais que você já viveu que podem estar interferindo nisso também, por isso, sugiro a prática da EFT (Técnica de libertação emocional) que vai a fundo nas questões voltadas para sua autoestima para curar e dissolver situações onde você se sentiu rejeitado, abandonado, por ter recebido muitas críticas, muitas comparações negativas, ter sido cobrado demais, falta de carinho, atenção etc.. Fazem com que você tenha dificuldade de dizer “NÃO”. E quando você cura essas emoções, vai conseguir falar naturalmente o que não deseja, sem precisar ficar dando desculpas quando não quer algo, e também não vai se importar mais sobre o que outro vai pensar, porque não precisa mais da aprovação externa para ser aceito. É preciso entender também, que podemos dizer não sem agredir ou ser arrogante, simplesmente é porque não queremos aquilo, e isso não é falta de respeito, muito pelo contrário, quando impomos limites, acabamos sendo mais respeitados do que éramos anteriormente
Com amor,
Gabriela Barea!