Você já parou para pensar que todo ser humano é dotado de talento, possui algum dom especifico que pode contribuir para a sociedade de forma positiva? Já questionou alguma vez qual o sentido da sua vida? O que está fazendo aqui afinal? Qual a razão para tudo isso? Qual é a minha verdadeira missão de vida? Se até hoje você não se fez estas perguntas, acredite, em algum momento da sua vida você irá fazê-las.
Primeiramente, precisamos entender que todos nós temos uma missão e podemos contribuir para um mundo melhor, seja através do nosso dom ou não.
O ser humano em geral, tem como missão básica – a evolução como pessoa, a evolução da alma, e isso significa melhorar seus sentimentos, pensamentos e emoções constantemente. Quando isso acontece, automaticamente você passa a ser uma pessoa melhor, a vibrar num nível mais elevado e é exatamente quando começa a voltar-se para dentro de si, observar o que está acontecendo em seu interior. Nesse momento, é que as coisas começam a fazer sentido e as possibilidades de você encontrar seu caminho começam a surgir. Você jamais encontrará respostas vivendo somente de aparências, desejando que situações externas mudem, se você não mudar seu interior primeiro, e para isso acontecer, primeiramente é preciso observar quais sentimentos de raiva, de mágoa, de tristeza, de culpa, dentre outros, você tem guardado? Você se sente inferior às outras pessoas? Quem você precisa perdoar? Você se ama, se aceita profundamente? A quem você precisa ser grato que ainda não foi? Quais mágoas e ressentimentos ainda guarda? Para que fique mais claro qual é nosso verdadeiro caminho, você precisa fazer uma “faxina” no seu interior, assim será eliminado todo “lixo” emocional, e você conseguirá entrar em contato diretamente com sua essência, local onde encontramos todas as respostas, e quanto mais você elimina esse “lixo” mais claras ficam as respostas.
Se você é uma pessoa que está insatisfeita com sua vida, e se sente perdido, com um vazio no peito, com sentimento de que não está se encaixando no mundo, não se culpe por isso, porque boa parte da população se sente assim. Acordam pela manhã, cansados, sem ânimo para ir trabalhar, esperando que as horas passem rápido para ir embora, ansiando que chegue logo o feriado, porque estão de “cheios” de fazer o que não gostam. Então eu te pergunto, você vai querer viver dessa forma a vida toda? Acredito que encontrar nossa missão, é algo muito sério, que todas as pessoas deveriam se questionar sobre isso, deveriam abdicar de mais tempo para essa finalidade, porque é através dessa descoberta que sua vida vai fazer sentido, que você vai acordar todo dia feliz, sabendo que está cumprindo com algo que realmente te traz alegria, que faz você ter aquele brilho nos olhos e que vai poder contribuir para seu próximo, para a sociedade de modo geral.
Talvez você não saiba ainda o que ama fazer, do que realmente gosta, eu mesma passei por isso diversos anos, tentando descobrir o que realmente eu gostava, e confesso para vocês que não foi tão simples assim. Pode parecer estranho, mas deve haver muitas pessoas que passam pela mesma situação que vivi, e que gostariam de encontrar sua missão, que sabem da importância que isso tem para sua vida, mas não encontram ou não conseguem perceber o que gostam de verdade e o que poderia contribuir principalmente para sua própria felicidade, e depois para a sociedade através do seu dom. Vou tentar ajudar vocês com minha experiência.
Primeiramente, precisamos compreender que quando você não está alinhado com a sua missão, a vida te revela alguns sinais e seu corpo somatiza diversos sintomas através de dores, podem surgir eventuais doenças, você pode passar por acidentes, assaltos, dívidas financeiras. Podem surgir diversas dificuldades no seu caminho, tudo isso vai servir para indicar que você está se desviando da sua rota. É comum também as pessoas não observarem o que amam e seguirem o que o marido, o pai, a mãe, o colega ou a sociedade esperam delas, e isso vai fazer você se sentir frustrado, impotente, é como se você depositasse sua própria felicidade nas mãos de outra pessoa, para que ela decida as coisas por você, como se anulasse seus desejos. O que é notável também são pessoas exercendo funções que não estão de acordo com a missão delas, por exemplo, pessoas com dom para comunicação exercendo funções burocráticas, pessoas que tem espírito empreendedor, mas resolvem fazer concurso público, pessoas que desistem do que amam porque acreditam que não vai dar para viver com aquilo. A maior consequência disso tudo, é da própria pessoa, porque ela não vai se realizar por completo, não vai se sentir útil e feliz. Refletindo na sociedade também, cada pessoa que deixa de fazer o que gosta, acaba gerando improdutividade, e isso atinge a economia, e quanto mais pessoas infelizes na sociedade, mais afetado fica o inconsciente coletivo, o que acaba prejudicando todo mundo em algum nível.
Vou listar algumas perguntas abaixo que eu fiz no meu processo de descoberta de missão de vida que acredito que fará toda diferença para você também, depois que responder essas perguntas certamente muitas coisas ficarão mais claras no seu caminho.
Sobre o que você gosta de falar?
Quais assuntos chamam sua atenção?
O que normalmente você gosta de pesquisar?
Quais elogios normalmente seus amigos, sua família fazem sobre você? Quais habilidades eles notam em você?
Observe quais são seus hobbys, porque muitas vezes eles podem se tornar o seu trabalho.
Vamos supor que você não precise mais trabalhar, que sua conta bancária está recheada para o resto da sua vida, e você pudesse fazer algo só porque ama aquilo, o que faria?
Quais tipos de livros você mais gosta? Quais gêneros? Observe.
Estas perguntas ajudaram bastante no meu processo de descoberta de missão de vida, as respostas me trouxeram uma percepção maior sobre mim mesma, porém, durante todo esse processo conheci algo mais profundo que transformou minha realidade, que se chama técnica EFT (Emotinal Freedom Techniques). Ela trabalha com nossas emoções negativas, pensamentos e crenças limitantes. Quando estamos encobertos dessas emoções, elas bloqueiam nosso caminho, encobrem nossa essência, e assim acabamos ficando cegos para essa descoberta. Essas emoções fazem com que você se sabote, adie o que precisa fazer, faz com que você não enxergue o que realmente gosta, faz você achar que todo mundo se sente realizado/a e você não. Enfim, todo esse “lixo” emocional guardado, fecha portas na sua vida. Sendo assim, recomendo a técnica para que todos possam se alinhar com sua missão, assim como foi comigo.
Elaborei abaixo também, uma meditação para que você consiga acessar sua essência e possa encontrar respostas nesse alinhamento de missão de vida, você pode fazer quantas vezes quiser e achar necessário.
Eu compreendo que todo ser humano tem dons e talentos específicos, e eu sei que eu tenho os meus. Eu me conecto nesse momento com minha essência, porque é através dela que eu irei descobrir qual é minha missão de vida, porque o que mais desejo é fazer o que amo, é me sentir realizado(a), me sentir útil, é saber que esse meu dom vai poder contribuir com a vida de outras pessoas, e eu sei que isso vai gerar prosperidade em todas áreas da minha vida. Eu busco no meu interior o que faz meu coração bater mais forte, o que faz meus olhos brilharem, eu deixo brotar em mim nesse momento, pensamentos que irão me conduzir para essa descoberta, ideias que farão eu ter atitude, eu ter ação. Eu terei coragem e o discernimento para fazer as mudanças que preciso no meu caminho. Eu observo quais obstáculos estão na minha vida, que me impedem de alcançar minha missão, quais emoções, quais pensamentos quais crenças limitantes estão agindo em mim. Eu me comprometo a partir de hoje, a prestar mais atenção em todos sinais que a vida me proporciona para que eu encontre o meu caminho, sinais do que gosto de fazer, do que normalmente sou elogiado, do que gosto de falar entre tantas outras situações que podem estar indicando missão. Eu deixo que pessoas, que eventos possam surgir no meu caminho para me auxiliarem também. Eu solto para o universo meu desejo e agradeço porque sei que de alguma forma ele chegará até mim.