A maioria das pessoas sabe a importância que o perdão tem em nossa vida. Sabemos que para termos mais paz interior, precisamos perdoar, precisamos estar livres de sentimentos ruins que nos prendem ao passado para assim ficarmos em paz com nós mesmos. Porém, muitas vezes, compreendemos isso somente de forma racional, mas a nível emocional, não conseguimos alcançar o perdão que muito se ouve falar.
Perdoar, significa dissolver, eliminar todos os sentimentos negativos, como mágoas, raiva, ódio, todos os ressentimentos que você guardou sobre a pessoa que te feriu ou à alguma situação que viveu e não lhe fez bem. Quando dissolvemos esses sentimentos negativos o que vai restar, é apenas um estado de paz, e você passa a compreender melhor o ocorrido, consegue lembrar-se da pessoa ou fato, e não sente mais nada de negativo, nenhuma emoção ruim, consegue desejar para essa pessoa somente o melhor. Mas para chegar a isso, na maioria das vezes, é preciso muito trabalho interior, muita dedicação com você mesmo para eliminar esses sentimentos que te prejudicam, pois além de danificar nosso estado emocional, isto interfere também, em nosso estado físico. Cada emoção negativa é produzida quimicamente pelo nosso organismo. Então, se você sentir raiva, o corpo vai desencadear a reação dessa emoção, e ela vai passar pela corrente sanguínea causando sensações desagradáveis no corpo como: alteração da respiração, aperto no peito, falta de ar, choro, aceleração do coração, frio, calor, tremor etc.. Essas emoções vão interferir na sua saúde física trazendo consequências como baixa imunidade, dores no corpo, mudança no funcionamento dos órgãos, formação de tumores e o surgimento de mais diversos tipos de doença. Por isso, o ato de perdoar é muito importante, porque ele faz você dissolver todo esse conteúdo guardado gerando benefícios emocionais e físicos, e você pode até se curar de algumas enfermidades quando perdoa.
Conheço pessoas que contam suas histórias, e dizem: “ah, isso já passou, faz muito tempo e eu perdoei essa pessoa”, porém, quando relembram do fato ocorrido, ou da pessoa, já começam a alterar a voz, ficam irritados, nervosos, ou seja, essa pessoa só perdoou a nível racional, mas a nível emocional certamente ainda guarda muitos sentimentos como raiva, mágoa, tristeza, etc., e está prejudicando a sua vida em todos os aspectos, porque sempre vão existir reflexos em estar guardando esses sentimentos nocivos. Mesmo que a situação tenha acontecido há muitos anos, e que realmente foi muito injusto o ocorrido com você, se não houver o perdão verdadeiro, o maior prejudicado nessa história será você mesmo. Então, não adianta disfarçar, não adianta colocar a situação “em baixo do tapete”, porque esses sentimentos vão continuar vibrando no seu inconsciente, e você sofrerá as consequências cedo ou tarde.
Talvez nesse momento você deve estar pensando, como eu vou perdoar o ocorrido? Não tem como, foi muito grave o que essa pessoa fez comigo, ela não merece meu perdão. Contudo, por mais que a situação tenha sido a pior possível, compreenda que essa pessoa surgiu justamente para ensinar algo a você, para expandir sua consciência, para transformar algo que você precisava. A vida traz as pessoas certas. Essa pessoa foi apenas um professor no seu caminho, você não foi vítima de nada, não existem vítimas nem vilões, nós criamos tudo na nossa vida, seja de forma inconsciente ou consciente, através dos nossos pensamentos, sentimentos e ações.
Todo ser humano possui um campo eletromagnético, e este campo vai te devolver tudo o que você emitir. Se emitir raiva, automaticamente vai receber isso de volta, se emitir amor vai receber amor também. Então, observe o que você está sentindo pelo outro, porque certamente vai receber isso de volta. Quando você não perdoa, as energias densas ficam no seu campo energético e também no da pessoa que te feriu, e vão interferir diretamente na sua vida trazendo negatividade, sofrimento e dor.
Minha colega Carol, conta ter vivido uma situação muito grave com sua tia e não estava conseguindo perdoar, já havia passado 1 ano do ocorrido e ela continuava se sentindo injustiçada com muita raiva quando lembrava da situação. Realmente desejava o mal para essa tia, pois o que ela tinha feito era muito grave, só que Carol tinha consciência que se ela não perdoasse sofreria as consequências, pois quem estava guardando todos aqueles sentimentos ruins era ela. Então decidiu buscar ajuda terapêutica, e após algumas sessões ela sentiu em seu interior que perdoou, e ela soube disso porque quando pensava na tia conseguia desejar somente coisas boas para ela, quando lembrava do ocorrido não sentia mais nada de negativo, porque conseguiu eliminar todos ressentimentos. E o que aconteceu, foi que na mesma semana, a tia entrou em contato por telefone dizendo que não sabia o que estava acontecendo com ela, mas que estava lembrando muito de Carol, e num choro compulsivo pediu para conversarem, que ela precisava vê-la. Nesse momento, Carol começou a chorar também, porque ela compreendia o que estava acontecendo. Quando existe o perdão verdadeiro, a outra pessoa consegue sentir independente da distância física, pois os campos eletromagnéticos entram em ressonância, e aqueles sentimentos negativos desaparecem, e o que fica é apenas um sentimento bom de amor e leveza.
É importante compreender também, que quando você perdoa, não significa que você vai precisar conviver com a pessoa que te prejudicou, ou ainda que você vá precisar concordar com que aconteceu. O perdão é um ato de inteligência, liberar-se dessas energias densas do seu campo energético é também um ato de amor pelo próximo e principalmente por você mesmo em se permitir sentir novamente a paz interior. E para que você alcance níveis mais profundos de perdão eu recomendo a Técnica da EFT (Emotinal Freedom Techniques) porque através dela, possa acessar todo esse conteúdo emocional que ficou guardado e consiga eliminar esses pontos negativos, alcançando níveis de bem estar e paz rapidamente.