Você parou para analisar se está se auto sabotando? Afinal, o que significa autossabotagem? É tudo aquilo que você sabe que deve fazer para melhorar a sua vida, mas diversas vezes, mesmo sabendo, não consegue colocar em prática. Isso acontece porque nossas decisões não são tomadas pela lógica ou pela razão, mas sim pelo nosso emocional. Sabe aquela vontade que você tem de ir para a academia, mas acaba sempre deixando para amanhã? Sempre à espera de uma companhia para ir junto. Aquele curso que você precisa fazer na área que gosta porque sabe que com ele terá maiores ganhos profissionais e financeiros? mas por algum motivo acaba deixando de lado, sempre adiando. Aquela bagunça que você precisa arrumar, para que sua casa e sua rotina fiquem mais organizadas? Mas aí dá uma preguiça só em pensar, ou você até consegue se manter organizado, mas isso dura poucos dias e você volta para a bagunça novamente. Aquele relacionamento que você sabe que deve terminar? porque não está fazendo bem para sua vida, mas você deixa os dias passarem, deixa as coisas acontecerem, sem tomar atitude nenhuma.
Esses são apenas alguns exemplos de quando nos autossabotamos.
Esse processo pode acontecer nas mais diversas áreas da nossa vida, seja nos relacionamentos, na parte financeira, na saúde, e muitas vezes nem percebemos que estamos agindo de maneira a prejudicar nossa própria vida, ou percebemos, mas não conseguimos mudar. O que fazer diante desses casos?
Primeiramente, precisamos entender que nossa vida é regida pelas nossas emoções, nós somos seres 100% emocionais. Seria muito mais fácil se nossas escolhas e decisões fossem feitas pela nossa mente racional, porque ela sabe diferenciar o que é certo do que é errado. Na maioria das vezes, sabemos o que queremos, o que seria melhor para nós, quais ações devemos tomar para termos melhores resultados seja na nossa vida pessoal, profissional ou financeira. Temos conhecimento exatamente de quais atitudes devemos ter, para chegarmos aonde desejamos, porém, o que acontece, é que nos barramos, e não conseguimos colocar isso em prática, justamente porque são as nossas emoções que estão no controle de tudo e não a nossa lógica, e aí é que está o segredo, porque nós sempre vamos agir, fazer escolhas e tomar decisões, baseados em nosso conteúdo emocional, conforme a qualidade das nossas emoções e crenças guardadas no nosso inconsciente. Segundo a neurociência, ele representa 95% da nossa mente, e apenas 5% é conteúdo racional, isso quer dizer que você é exatamente o reflexo das suas crenças e emoções armazenadas, ou seja, se você tem muita carga emocional negativa acumulada certamente você vai encontrar formas para não ter a vida dos seus sonhos, vai dar um jeito de sabotar a sua própria felicidade, seu relacionamento, sua vida financeira, aquele salário que sempre desejou ganhar. Mas como tudo isso é possível? Por exemplo, se você é uma pessoa que acredita que ganhar dinheiro é difícil, certamente você já teve experiências que fizeram você acreditar nisso, talvez tenha observado seus pais ou pessoas próximas que passaram por dificuldades financeiras. O que acontece, é que essa crença acaba influenciando seu comportamento de forma inconsciente, refletindo em situações onde realmente você vai ter dificuldades de ganhar dinheiro, como por exemplo, dificuldade de encontrar um emprego que pague bem, vai precisar trabalhar horas a mais, terá que fazer trabalhos por fora para ter uma renda maior, ou ainda não consegue pensar em maneiras de ganhar mais dinheiro, enfim, podem acontecer várias situações que comprovem sua crença de que ganhar dinheiro é difícil, e se você não estiver consciente desses sabotadores, sua vida vai ser regida justamente por essas crenças e todas as emoções negativas que estão te impedindo de alcançar um novo patamar. Quando dissolvemos a negatividade interior, nosso comportamento muda de forma natural, sem esforços, então passamos a fazer escolhas melhores, que irão beneficiar nossa vida em todas as áreas.
Vou dar um exemplo de auto sabotagem em relacionamentos, atendi uma cliente que estava buscando um relacionamento, mas estava tendo enormes dificuldades de encontrar a pessoa que ela sonhava, e quando ela finalmente achava que tinha encontrado acontecia alguma coisa, e o relacionamento terminava normalmente num período bem curto. Isso por diversos motivos: quando ela gostava da pessoa, descobria mais tarde que o homem não tinha bom caráter, e acabava traindo todas as mulheres que se relacionava, então ela preferia se afastar dessa pessoa. Em outro caso, achava que a pessoa era “devagar” demais, sem atitudes no relacionamento, e quando surgia uma pessoa que ela achava interessante, que tinha características que ela admirava num homem, percebia que ficava encontrando defeitos sem ao menos entender porque ela agia assim, só dizia que tinha algo na pessoa que ela não gostava e que não sabia identificar bem certo o que era. Enfim, ela começou a perceber que tinha algo de errado nisso tudo, e não estava conseguindo compreender porque isso estava acontecendo, e acabava se sentindo frustrada achando que nunca encontraria o homem ideal. Ao longo da sessão descobrimos que ela estava sendo influenciada por uma crença que ouviu da sua mãe diversas vezes desde a adolescência, que dizia: “é melhor você ficar sozinha filha, os homens não prestam, são todos iguais, eles só vão trazer sofrimento para sua vida”.
Racionalmente, parece um comentário bobo da mãe, porque certamente ela não estava feliz no seu relacionamento, e tudo que ela já tinha vivido a fez acreditar nisso. No entanto, a filha acabou absorvendo essa crença também.
De maneira inconsciente, era uma verdade absoluta para ela. Então, sem que ela percebesse, acionava um radar que fazia justamente ela encontrar homens dos quais ela não iria conseguir se relacionar, porque no seu inconsciente ela acreditava que no fundo todos eram iguais, e que iriam a fazer sofrer. Então veja bem o que acontece: uma parte sua quer se relacionar, o seu lado racional deseja isso porque acredita que vai fazer bem para você ter uma pessoa ao seu lado, que você será mais feliz assim, mas outro lado, o que está registrado no inconsciente, é que homens fazem as mulheres sofrerem, assim como era com a mãe dela, e dessa forma é melhor não se relacionar, ou não encontrar a pessoa certa. E adivinha que lado sempre vai ganhar? O lado inconsciente, onde estão nossas crenças limitantes e sentimentos negativos.
Lembrando que todos esses processos inconscientes muitas vezes acontecem de uma maneira muito sutil, e é preciso de autoconhecimento para avaliar sempre o que está por trás dos acontecimentos. Então, procure observar se você está se autossabotando em alguma área e encontre quais as emoções negativas estão te prendendo nisso. Quais as crenças e pensamentos você ainda têm que estão te impedindo de chegar aonde gostaria. No caso citado, essa pessoa não imaginava que ter ouvido isso diversas vezes da mãe iria influenciar tanto na sua vida, nos seus comportamentos e decisões, fazendo com que ela mesma sabotasse sua própria felicidade.
Se você está passando por algo parecido, e não está obtendo sucesso nos relacionamentos amorosos, faça algumas perguntas para você se auto investigar e através das suas respostas poder obter algumas compreensões:
O que você pensa sobre relacionamentos? É bom? É ruim? O que você já ouviu de outras pessoas que acreditou sobre relacionamentos? O que você já viveu de negativo em relacionamentos que está contribuindo para você não encontrar a pessoa que deseja? Você tem medo de sofrer? Medo de ser traído(a)? O que você pensa sobre ter alguém ao seu lado? Como se sente? O que você observa nos relacionamentos de negativo que não quer para você? Enfim, teria uma infinidade de perguntas a serem feitas, tudo isso para trazer à tona o conteúdo que é preciso trabalhar.
O segredo para não haver auto sabotagem em nossa vida está em observarmos quais pensamentos negativos surgem referente ao problema relatado, quais emoções negativas estão guardadas, quais crenças estão baseando sua vida. Trazer à tona esse conteúdo, muitas vezes não basta, é preciso um trabalho de cura para limpar do nosso interior todo lixo emocional, assim, a pessoa passa agir sem autosssabotagem, fazendo as ações que tem que ser feitas sem adiar, de forma natural e sem esforço. Por isso, recomendo a técnica da EFT (Emotional Freedom Techniques) que vai ajudar você a trazer à tona todo conteúdo emocional que precisa ser eliminado, diminuindo o processo de autossabotagem que impede sua vida de ser melhor.